Equipe

A equipe do Laboratório de Biomoléculas Microbianas (LBM) é composta por pesquisadores com formação multidisciplinar, em níveis que vão desde de a iniciação científica até o pós-doutorado, garantindo elevado rigor científico e inovação tecnológica. Sob coordenação do Prof. Dr. Ricardo P. S. Oliveira, o grupo atua de forma integrada em frentes que abrangem a microbiologia aplicada, purificação e caracterização de biomoléculas, microencapsulação, otimização de processos, análises genômicas e ensaios in vivo em diferentes modelos  animais. Isso permite a formação qualificada de recursos humanos com impacto científico e social. 

Prof. Dr. Ricardo Pinheiro de Souza Oliveira, Chefe de laboratório.

O Prof. Dr. Oliveira lidera um grupo de pesquisa dedicado à descoberta e ao desenvolvimento de estratégias inovadoras para combater o urgente desafio global da resistência antimicrobiana, com aplicações tanto na saúde humana quanto no setor agroindustrial. Seu grupo possui vasta e reconhecida experiência na identificação e caracterização de peptídeos antimicrobianos e bactérias probióticas benéficas, oferecendo alternativas sustentáveis ao uso de antibióticos nos setores de saúde humana e agroindústria.

Dr. Marcos Camargo Knirsch, Técnico de laboratório.

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP (2008), mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (2011), doutorado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP (2015) e doutorado em Engenharia Química, de Materiais e de Processo – DICCA/Università degli Studi di Genova (2015). , atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia Químico-Farmacêutica, Biomateriais, Tecnologia de Fermentações. A partir de 07/2024 atua como servidor na carreira técnico-administrativo, função Farmacêutico na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

Dra. Ana Clara Candelaria Cucick, Pós-Doutoranda.

Bactérias lácticas, probióticos, peptídeos antimicrobianos, bioprospecção, fermentação.

Doutora e mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP), com atuação em microbiologia e biotecnologia de alimentos. Desenvolve pesquisas com bactérias ácido-láticas, incluindo bioprospecção de cepas, avaliação de biossegurança, produção de peptídeos antimicrobianos e vitaminas, além de estudos de funcionalidade em modelos in vivo e humanos. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Technical University of Munich (TUM), Alemanha, trabalhando com quantificação de vitaminas, bioprocessos, probióticos, desenvolvimento de bioprodutos aplicados à área de alimentos e farmacêutica e ensaio clínico de biodisponibilidade.

Dr. Carlos Emilio Cabrera Matajira, Pós-doutorando.

Microrganismos de interesse em medicina veterinária, tanto benéficos quanto patogênicos, e suas interações epidemiológicas e moleculares.

Médico Veterinário e zootecnista (UCC- Colômbia), Mestre e doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou ao longo da pós-graduação com epidemiologia experimental e microbiologia veterinária, com ênfase no estudo integrado de patógenos de importância para a saúde animal. Paralelamente, desenvolve pesquisas com bactérias funcionais de interesse veterinário, abordando bioprospecção, avaliação de segurança e aplicação em modelos animais. Possui ainda experiência acadêmica e administrativa como diretor do curso de Medicina Veterinária e professor universitário nas áreas de microbiologia veterinária e doenças infecciosas.

Dr. Welisson Amorim Pereira, Pós-doutorando.

Aplicação biotecnológica de microrganismos probióticos e biomoléculas microbianas em modelos aquáticos, com foco em desempenho zootécnico, saúde animal e segurança alimentar.

Biomédico e pesquisador com atuação em microbiologia aplicada, biotecnologia e experimentação animal. Atualmente é pós-doutorando na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (FAPESP). Possui Doutorado em Dupla-Titulação em Ciências Farmacêuticas pela USP e pela Universidad de La Frontera (Chile), além de especialização em Gestão de Projetos pela USP. Tem experiência internacional nas universidades de Copenhagen (Dinamarca), Católica de Temuco (Chile) e Porto (Portugal). Também já atuou em orientação acadêmica, ensino de microbiologia e projetos de extensão em saúde e educação. Sua pesquisa concentra-se em bactérias probióticas, atividade antimicrobiana e terapias/dietas alternativas em modelos aquáticos in vivo.

Dr. Elionio Galvão Frota, Pesquisador.

Microbiologia aplicada a produção de biomoléculas de interesse farmacêutico e alimentar e Bioprocessos.
Microencapsulação de compostos bioativos.

Graduado em Tecnologia de Alimentos pelo IFMA, com experiência nos setores de bebidas, óleos, derivados e análises de alimentos, incluindo graduação sanduíche na Università degli Studi di Milano (CAPES). É mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UPF, onde desenvolveu pesquisas em imobilização enzimática (CAPES) e microencapsulação de compostos bioativos, com foco na proteção e aplicação dos compostos da erva-mate (CNPq). Atualmente integra grupos de pesquisa da USP, Instituto de Pesca/SP e Instituto de Pesquisas Tecnológicas, atuando com biomoléculas microbianas, sanidade aquícola e processos de secagem por spray drying, microencapsulação e eletrofiação, com apoio da FAPESP.

Dra. Taís Mayumi Kuniyoshi, Pesquisadora Colaboradora.

Microbiologia aplicada

Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado (máster) em Engenharia Ambiental pela Universidad de Zaragoza (2010) e Doutorado no Programa de Pós Graduação Interunidades em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo com doutorado sanduíche na Univesity of Montreal. Possui pós-doutorando no Departamento Tecnologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas/USP e no Teagasc-Irlanda. Também atuou por mais de três anos como analista/especialista em Ciências e Pesquisa na empresa Yakult S/A. Atualmente, é Pesquisadora Colaboradora da FCF/USP, onde coordena o projeto “Desenvolvimento e avaliação de aditivos alimentares para aplicação na aquicultura”, financiado pelo prestigiado Programa Conhecimento Brasil – Atração e Fixação de Talentos CNPq.

Fernando Moises Mamani Sanca, Doutorando.

Bioprospecção de Microrganismos e Produção de Peptídeos Antimicrobianos: Engloba a descoberta e caracterização de bactérias probióticas, a identificação de peptídeos bacteriocinogênicos e o desenvolvimento de processos de produção em escala (Up-scaling) utilizando biorreatores.

Doutorando em Tecnologia Químico-Farmacêutica na Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Fundação CAPES. É um profissional com sólida experiência em Microbiologia, Biologia Molecular (incluindo Transcriptômica), Purificação de Peptídeos e Ecologia.
Sua pesquisa atual concentra-se em Microbiologia Aplicada, com ênfase na bioprospecção e estudo do potencial antimicrobiano de peptídeos, abrangendo suas aplicações como moléculas antibacterianas na agroindústria. Possui Mestrado em Microbiologia e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Peruana Cayetano Heredia (UPCH), com diploma validado no Brasil pela USP.

Iago Rodrigues Blanco, Doutorando.

Genômica, Bioinformática, Biologia Computacional

Biotecnologista formado pela Universidade Federal do Pará. Possui um MBA em Gestão de Projetos pela USP/ESALQ e é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da Universidade de São Paulo (FCF/USP), com período sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal. Possui habilidade nas áreas de biologia molecular, microbiologia, genômica e bioinformática, com ênfase na aplicação de ferramentas de biologia computacional à genômica.

Sebastián Bermúdez Puga, Doutorando.

Doutorando na Universidade de São Paulo, com apoio da FAPESP (processos 2022/02936-2 e 2023/12831-6). É um pesquisador com sólida experiência na área de bioquímica de peptídeos e proteínas, abrangendo o amplo espectro de ação de peptídeos antimicrobianos e suas aplicações como moléculas antibacterianas, antifúngicas, antiparasitárias e anticâncer. Em 2024, realizou um doutorado sanduíche no laboratório do Dr. Simon Moore na Queen Mary University of London, onde aprofundou seus conhecimentos em biologia sintética livre de células para acelerar o desenvolvimento de agentes antimicrobianos baseados em peptídeos.

Yennifer Lizeth Ignacion Leon, Doutoranda.

Mineração Genômica de Genomas Bacterianos

Doutoranda em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, atuando na área de Tecnologia de Fermentações. Graduada em Microbiologia e Parasitologia pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), com sólida formação em microbiologia aplicada, biologia molecular e genômica bacteriana.

Atualmente, sua pesquisa está focada na Mineração Genômica de genomas bacterianos, utilizando ferramentas bioinformáticas para identificar e caracterizar clusters de genes potencialmente biossintéticos (BGCs), especialmente aqueles relacionados à produção de bacteriocinas e outros metabólitos de interesse biotecnológico. Possui experiência prévia como assistente de pesquisa no Laboratório de Biologia Molecular e Genética da UNMSM, onde padronizou protocolos de PCR, e participou ativamente do isolamento e caracterização genômica de Enterobacteriaceae de origem animal. Seus principais interesses incluem probióticos, bacteriocinas, metabólitos microbianos, resistência antimicrobiana e aplicações de NGS na pesquisa microbiológica.